sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Um homem chamado Sebastião Salgado...


Para encerrar a semana vou escrever hoje sobre um fotógrafo do qual eu já conhecia o seu trabalho desde 2000, o nome dele é Sebastião Salgado. Resolvi falar sobre ele porque hj ao passear num hipermercado com meu amigo, e bisbilhotando na parte de livraria, achei ( ou ele me achou...rsrs ) um livro que tem o título de O Fim da Pólio - Fotos de Sebastião Salgado - Texto de Siddarthe Dube e Prefácio de Koffi Annan, breve relato, este livro foi comprado por uma pechincha...rsrs - pura sorte, ou ele estava destinado á mim ?!

Salgado é brasileiro, e um fotógrafo renomado mundialmente. Já ganhou vários prêmios entre eles o Eugene Smith para Fotografia Humanitária, entre outros muito importantes, e foi nomeado como representante oficial da Unicef desde 2001.

Suas fotos são maravilhosas....com um olhar especial sobre o ser humano, sua alma, seus medos e angústias muitas vezes transmitidos apenas com o olhar.....onde eu acho que somente um outro olhar observador e sensível, poderia captar tais imagens.

Foto acima: Retratos de Crianças do Êxodo


Foto abaixo:Crianças no Campo de Kamaz para Afeganes - refugiados Mazar-e-Sharif - Afeganistão - 1995

Estas que eu trouxe hj, são apenas uma mísera amostra, do trabalho extraordinário que este brazuca show de bola já captou ao redor do mundo.

Ás vezes a beleza não vem só da perfeição de rostos e corpos de top de models....mas da vida real que esta disponível no mundo para que todos possam enxergar através de seus olhos.....


* Não acredito que o fotógrafo sozinho, seja o responsável pela fotografia.No fundo ele recebe. A pessoa dá a fotografia, essa é que é a verdade.

- Sebastião Salgado

Nenhum comentário:

Postar um comentário