domingo, 21 de novembro de 2010

United Colors of Benetton

Muitos dizem que a propaganda é a alma do negócio. Concordo, e melhor ainda se estas propagandas forem feitas com o objetivo de levar a reflexão , e não somente para consumo da marca, que é o mote principal ( sem hipocrisias ...).

Vasculhei na minha memória onde meu gosto por moda começou a aflorar e foi através das propagandas,  e uma das que ficaram marcadas em minha mente são as propagandas da grife italiana Benetton.

Lembro-me da primeira propaganda que era uma garotinha loira de cabelos cacheados e rostinho angelical, abraçada a outra garotinha negra onde a forma de seu cabelo eram chifrinhos, fotografadas pelo também italiano  e que adora provocar uma polêmica daquelas Oliviero Toscani.

Vocês entenderam ao olharem as imagens abaixo, que mexem com feridas como a escravidão, o homossexualismo, religião, preconceito racial, dor...

Quer imagem que diga mais do que três corações enfileirados com as inscrições dentro deles ( Black, White e Yellow ), e a imagem que mostra um monge tibetano cmprimentando em um sinal claro de paz  um soldado chinês, ou ainda ( esta uma das que mais me tocaram ), uma imagem real de um doente terminal de aids ( o rapaz chamava-se Davi Kirbs ) agonizando em frente a sua família na cama?


A estética editorial apresentada por Oliviero Toscani, acabou se tornando um marco em editoriais, sendo amplamente copiado no mundo.
O que podemos aprender ao olharmos estas imagens? Desde quando amor, respeito, carinho, compaixão, amizade estão vinculados a cor da sua pele, a sua etnia, a sua religião ou a sua opção sexual?! Hein ???






União das Cores...


2 comentários:

  1. Oie...Vc tirou do baú essas campanhas da Benetton...Bons tempos aqueles...aqui perto de casa tem uma loja, más acho que as coisas de lá agora já não são tão interessantes, porém, muuuito caras. Bjos!!

    ResponderExcluir
  2. Pois é amigo, tirei sim...aqui no Brasil tem uma loja no shopping Ibirapuera e tbm nao é nada barato...rs

    ResponderExcluir